A quarta-feira deve superar o frio da última terça, quando os termômetros marcaram -3,1ºC em Urupema, na Serra de Santa Catarina. A previsão é de que a temperatura chegue a -5ºC na cidade, que figura entre as mais frias do Brasil. Geada ampla em outras regiões do Estado e até possíveis congelamentos são esperados. O outono severo do ano passado pode se repetir, segundo as previsões meteorológicas, mas ainda é cedo para medir o rigor do inverno, mostram as mesmas estimativas.
Na terça-feira, o que chamou a atenção de muitos moradores em Urupema e São Joaquim foram algumas gotas de gelo em meio à chuva que caiu no início da tarde. Houve dúvidas e expectativa sobre a possibilidade de o fenômeno ser o que a população local conhece como "quirera", ou minúsculos flocos de neve.
Diante da euforia de algumas pessoas, Puchalski reforçou ainda que o frio destes dias não serve como parâmetro para prever como será o inverno.
— Estamos falando de uma estação, três meses. O inverno pode ser muito frio, mas não porque agora está frio — explicou.
No ano passado, quando Bom Jardim da Serra registrou a menor temperatura das últimas duas décadas no Brasil até hoje, -9,2ºC, faltava quase um mês para a estação em que se esperava mais frio.
Na quinta-feira, o frio começa a diminuir em Santa Catarina e na sexta as temperaturas podem até passar dos 22ºC na maior parte das cidades, especialmente no Litoral. A possibilidade de chuva volta no fim de semana, especialmente no domingo.
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:
Postar um comentário