Celso Anderson de Souza recebe o título de Cidadão Lageano

Uma sessão solene do Legislativo reverenciou na noite desta quinta-feira (02) o médico e ex-prefeito de Lages, Celso Anderson de Souza, que recebeu o título de Cidadão Lageano das mãos do proponente, o vereador Marcius Machado. Um grande número de pessoas, entre amigos e familiares do homenageado, esteve presente no Plenário Nereu Ramos da Câmara.

Em sua fala, Marcius Machado destacou a vida profissional de Celso, na qual realizou mais de 40 mil partos e até mesmo reavivou um paciente já dado como morto: “Mesmo sem os equipamentos necessários, ele pegou um fio de luz e deu um choque direto no coração daquele homem, que viveu por mais 15 anos. Esta foi uma verdadeira atitude de liderança e de amor à vida”, disse o legislador.

Na vida pública, Celso Anderson de Souza foi o vereador mais votado da 6ª Legislatura (1967-1970), onde obteve 2.503 votos. É ainda hoje, proporcionalmente, um dos recordistas de votos na história de Lages, pois obteve quase 11% dos votos válidos daquela eleição. Em 1977, assumiu como vice-prefeito do município, ao lado do então chefe do Executivo, Dirceu Carneiro. De maio de 1982 a janeiro de 1983, Souza foi prefeito de Lages, ao passo que Carneiro se candidatava e se elegia a Câmara dos Deputados.

Ambos foram precursores no país do Orçamento Participativo, um programa inovador que serviu de exemplo para muitas outras cidades e que, ainda hoje, é tema de estudos nas universidades. Sobre tal iniciativa, o atual prefeito de Lages, Elizeu Mattos comentou: “Isso evidenciou a força do povo no final dos anos 70, e projetou Lages para o Brasil e para o mundo”.

“Ao conceder-lhe esta comenda, podemos chamá-lo hoje de boi de botas. Estes foram lageanos dotados de bravura e valentia, algo que o senhor representa. Parabéns por sua grandeza” congratulou Marcius Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário