O prefeito Elizeu Mattos, o vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Toni Duarte, e o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Mauricio Neves de Jesus, apresentaram a programação da 25ª Festa Nacional do Pinhão e algumas novidades do evento. A entrevista coletiva à imprensa, com presença maciça da mídia, ocorreu no auditório da FCL, na manhã desta quarta-feira (13), e contou com a presença da rainha Caroline Costa e das princesas Flavia Burigo e Kamila Guiorzi, secretários municipais e vereadores e outras autoridades.
O grande diferencial desta edição, que passa a ter as noites temáticas, é a participação do lageano e o retorno do tradicionalismo. Elizeu ressaltou que as famílias lageanas que adquirirem os ingressos diferenciados terão desconto de até 30%. Para evitar que revendam os ingressos, estes serão nominais – a forma utilizada está sendo planejada. Quem entrar no parque Conta Dinheiro pilchado, pagará meia-entrada. O espaço interno do parque vai receber decoração temática e o pinhão será distribuído aos participantes. Outra novidade é a realização das Sapecadas. O festival passa a ocorrer no fim de semana e todos os compositores terão ajuda de custo. “Tudo isso foi pensado para valorizar o nosso povo e a nossa cultura”, reforçou o prefeito. “É a festa da família lageana e iremos resgatar a presença da nossa gente no parque Conta Dinheiro”, definiu.
Elizeu destacou que houve uma grande correria para fechar a programação. “Não tivemos um ano inteiro para pensar a festa, apenas este início de administração, pouco mais de dois meses. Estamos trabalhando no limite dos prazos”, justificou. Sobre os shows nacionais, declarou que é apenas uma parte do evento. “É uma das etapas, pois temos os shows locais e regionais, tradicionalismo, gastronomia e muito mais”, ressaltou.
CCO prepara diversas mudanças no evento
A programação completa da 25ª edição da Festa Nacional do Pinhão será anunciada oficialmente nos próximos dias. Para o presidente da CCO, Toni Duarte, esta foi mais uma etapa vencida, considerando o pouco tempo para organização do evento. “O período para contratação foi curto, mas temos uma programação diversificada e que vai agradar a todos”, disse. Ele reforçou que os shows nacionais são parte da festa, e o que se quer é a participação do lageano.
Quanto às atrações locais e regionais, Toni disse que, na medida do possível, todos terão oportunidade de se apresentar nos palcos do Conta Dinheiro. “Lages tem muitos talentos. Nosso objetivo é fazer com que eles tenham vez, e isso vai acontecer”, garante. Em relação ao acesso ao parque, o presidente adiantou que nos próximos dias uma força-tarefa será realizada para melhorá-lo. Outro ponto destacado por ele dá conta da transparência dos atos públicos. “Vamos pensar em algo que possibilite ao lageano acompanhar os investimentos feitos na Festa do Pinhão”, frisou. “As mudanças serão muitas. Faremos uma festa com sabor de Lages, da Serra, do pinhão”, finalizou.
A programação
Nesta manhã foram apresentadas as principais atrações nacionais do evento. Alguns acréscimos ainda podem ocorrer. A programação final e os atrativos do Recanto do Pinhão, que recebe a partir de agora o nome de um dos seus idealizadores, Araci Paim, serão apresentados no material completo de divulgação em evento a ser marcado. Todas essas informações estarão disponíveis no site oficial do evento pelo endereço www.festadopinhao.com.
Foto: Nilton Wolff
.jpg)